Curas naturais para 12 queixas comuns

Infelizmente, o dia-a-dia pode surpreender-nos com situações desagradáveis e diferentes tipos de mal-estar. Antes de ir à caixa dos medicamentos ou enquanto aguarda uma consulta, experimente estas curas naturais para algumas das queixas mais comuns.

  1. Dores de cabeça/enxaquecas: um mal-estar (por vezes incapacitante) que afeta milhões de pessoas diariamente, existem várias curas naturais para o alívio das dores de cabeça e enxaquecas. As principais são as seguintes: beber um chá verde; aplicar óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta nas têmporas e na base do pescoço; esfregar metade de uma lima ou limão na testa; colocar uma compressa fria sobre a testa durante 20 minutos.
  2. Caspa: persistente e incomodativa, a caspa nem sempre responde bem aos champôs, nem aos melhores do mercado. Em alternativa aos químicos, experimente algo mais natural como o gel de aloé vera – espalhe no couro cabeludo e deixe atuar durante 20 minutos antes de enxaguar; ou então o vinagre de cidra de maçã (deite sobre o couro cabeludo e, de seguida, passe o mesmo por água).
  3. Dor de garganta: para apaziguar uma garganta irritada, seca e inflamada, nada mais natural do que gargarejar com sal e água morna várias vezes ao dia, seguido de uma chávena de chá de mel e limão bem quente.
  4. Acne/borbulhas indesejadas: ninguém gosta de acordar com uma borbulha gigante no nariz ou no queixo e se o seu creme de limpeza habitual não estiver a surtir o efeito desejado, experimente lavar a pele com aveia – um esfoliante 100% natural que limpa a pele em profundidade, eliminando o excesso de óleo e outras impurezas que a possam estar a entupir.
  5. Dor de dentes: insuportável e insistente, quem sofre com dores nos dentes nunca ansiou tanto uma ida ao dentista mas, enquanto não chega a hora da consulta, é importante aliviar essa dor. Como? Existem duas curas naturais que pode experimentar: deite algumas gotas de óleo essencial de cravo-da-índia no dente/gengivas afetadas ou então trinque um pedaço de alho esmagado.
  6. Dor de ouvidos: tão mau como a dor de dentes, só a dor de ouvidos e uma das melhores curas naturais passa pela colocação de algumas gotas de óleo essencial de alho ou de vinagre branco no ouvido afetado. Deite-se sobre o lado oposto para permitir a atuação destes ingredientes naturais que afastam a instalação de bactérias.
  7. Náuseas/vómitos: algumas das curas naturais mais comuns para este mal-estar passam pela ingestão de um chá de gengibre ou então cheirar uma folha de hortelã ou um pouco de óleo essencial de lavanda.
  8. Azia: para curar de forma natural uma barriga inchada e eliminar os desagradáveis arrotos, tome uma ou duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã – vai ajudar a desfazer os alimentos que estão a causar esse mal-estar.
  9. Flatulência: se sofre frequentemente de flatulência, a sua cura natural passa pela melhoria do processo digestivo e isso pode ser conseguido através do consumo de especiarias naturais como o anis, hortelã, gengibre, aneto e coentros. Pode ingeri-los em forma de chá ou então incorporando as especiarias na confeção dos próprios alimentos.
  10. Obstipação: se sofrer com o reverso da medalha, ou seja, com a obstipação, então esqueça os laxantes e mune-se desta simples cura natural – tome 2 colheres de chá de azeite misturado com sumo de laranja ou de limão.
  11. Queimaduras: as queimaduras acontecem diariamente na cozinha e a verdade é que existem muitos ingredientes naturais que temos em casa e que podem aliviar imediatamente esse mal-estar – espalhe mel ou mostarda sobre a zona queimada ou então corte uma batata a meio e esfregue-a cuidadosamente sobre a pele.
  12. Cortes: um corte significa sangue e dor, mas para estancar simultaneamente esse sangue e essa dor, polvilhe o corte com um pouco de pimenta de Caiena. Curas naturais e alternativas que funcionam!
A sua votação: 
Average: 4.2 (26 votos)