6 batidos naturais para aliviar a prisão de ventre

Batido de banana, laranja e manga

A prisão de ventre ou obstipação é um mal que afeta milhões de pessoas diariamente, tanto a nível físico, como emocional e psicológico, pois este é um problema bastante incomodativo, que pode ainda desencadear a frustração e a irritação, principalmente quando se prolonga durante muitos dias. Trate a prisão de ventre de forma natural e 100% saudável, recorrendo a um destes batidos naturais.

1. Batido natural de ameixa preta

Para além de ser rica em fibras, potássio, ferro, vitaminas A, B6 e C, a ameixa preta contém ainda a substância química hidroxifenilxantina que a torna a fruta perfeita para combater a prisão de ventre de forma natural. Numa ação conjunta, as fibras e a hidroxifenilxantina presentes na ameixa preta auxiliam a rápida digestão dos alimentos, evitando que estes sejam absorvidos pelo organismo e, consequentemente, que contribuam para a obstipação.

Ingredientes:

  • 10 ameixas pretas sem caroço
  • 1 copo de água

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa.

2. Batido natural de manga

Contendo quantidades saudáveis de cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A, BI, B2 e B5 são principalmente as fibras presentes na manga que fazem desta fruta algo indispensável no frigorífico de quem sofre de prisão de ventre.

Ingredientes:

  • 2 mangas médias sem caroço, picadas
  • 1 litro de leite

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa; adicionar açúcar a gosto se desejar.

3. Batido natural de laranja

Um clássico em termos de batidos naturais, a laranja é fonte de saúde e bem-estar, inclusive no que toca ao alívio da prisão de ventre. Rica em vitamina C e fibras, a laranja contém ainda outro segredo guardado no seio da sua “pele branca”: chama-se pectina e é fundamental para o funcionamento pleno dos intestinos.

Ingredientes:

  • 3 laranjas descascadas e cortadas em pedaços, aproveitando o máximo possível a sua “pele branca”

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa; adicionar açúcar e gelo a gosto se desejar.

4. Batido natural de tangerina

Se preferir as tangerinas às laranjas, então este batido natural é para si. Tal como as laranjas, as tangerinas também contêm elevadas quantidades de fibras, vitaminas e minerais, incluindo a pectina, o que as torna num laxativo natural e, consequentemente, um bom aliado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Ingredientes:

  • 2 tangerinas descascadas, sem sementes e com o máximo aproveitamento da sua “pele branca”
  • 500ml de água mineral

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa; adicionar açúcar e gelo a gosto se desejar.  

5. Batido natural de banana e papaia

A junção de banana e papaia resulta num batido natural saudável e amigo dos intestinos, uma vez que a mistura de vitaminas (A, C, BI, B2 e B5), minerais (fósforo, ferro, magnésio, cálcio e potássio) e bromelina (substância presente no papaia que auxilia a digestão) estimula o funcionamento do trato intestinal, evitando assim a obstipação.

Ingredientes:

  • 1 papaia picada
  • 1 banana
  • 3 copos de leite de soja
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa; adicionar gelo a gosto se desejar.  

6. Batido natural de dióspiro

Um anti-prisão de ventre natural, o dióspiro pode e deve ser utilizado para regular a flora intestinal. Para além dessa ação importante, o dióspiro é ainda uma fruta rica em vitaminas BI, B2, B6 e C, assim como em magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e sódio.

Ingredientes:

  • 3 dióspiros maduros, sem casca e sem sementes
  • 2 copos de leite frio

Modo de preparação: juntar na liquidificadora e bater até obter uma textura cremosa; adicionar açúcar a gosto se desejar.

A sua votação: 
Average: 4.2 (21 votos)