10 produtos naturais para a limpeza da pele

Mulher com cuidados na limpeza da pele

A tendência para utilizar produtos naturais na limpeza da pele está a crescer e é fácil de perceber porquê: estes produtos são 100% naturais, saudáveis, seguros, económicos, amigos do ambiente e, ainda por cima, tratam bem a pele. Conheça o nosso top 10.

  1. Leite: o leite é um produto de limpeza natural que, aplicado na pele com um disco de algodão, acaba por deixá-la suave e resplandecente. Após a sua aplicação, pode deixar o leite secar por si ou retirar de imediato com água tépida.
  2. Aveia: uma boa alternativa para a limpeza da pele também passa pela utilização de aveia – um produto natural que é o indicado para livrar a pele de células mortas e toxinas nocivas, deixando-a respirar em pleno e com um aspeto extremamente saudável. Misture um pouco de aveia com leite ou iogurte; aplique no rosto massajando com movimentos suaves e retire com água morna.
  3. Mistura de iogurte, leite e mel: adicione a estes três ingredientes amêndoa ou sementes de sésamo trituradas, cubra o rosto e deixe atuar alguns minutos antes de retirar com água tépida. Uma limpeza e esfoliação natural que deixará a pele suave e com um aspeto luminoso.
  4. Azeite e óleo de coco: esta dupla de produtos naturais tem como missão suavizar e hidratar a pele em profundidade. Misture 1 parte de azeite, 2 partes de água morna e 3 partes de óleo de coco e aplique no rosto – esta máscara facial deixará a sua pele como nunca a viu e sentiu!
  5. Uvas: um produto natural recheado de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, as uvas são uma bênção para a saúde e o aspeto da pele. Utilize uvas esmagadas para conceber uma máscara facial, deixando atuar na pele durante algum tempo. O resultado? Uma pele mais jovem e mais firme.
  6. Puré de fruta: fruta triturada até se assemelhar a puré é um excelente tratamento de limpeza para a pele, nomeadamente a banana, os morangos, a meloa ou o abacate.
  7. Puré de legumes: em alternativa, os legumes também são ótimos produtos naturais para criar “cremes de limpeza”. Opte por transformar em puré legumes como o tomate, pepino ou abóbora.
  8. Água de rosas: um produto natural usado há décadas nos cuidados da pele, a água de rosas é prática e multifacetada, uma vez que pode ser aplicada em todo o tipo de peles. Pode ainda ser usada como desmaquilhante.
  9. Óleo de lavanda: os óleos essenciais são uma parte fundamental de várias terapias alternativas (nomeadamente a aromaterapia), mas também são eficazes no tratamento da pele. Para o rosto, aconselha-se o uso de óleo de lavanda que, diluído em água morna (bastam 3 ou 4 gotas), pode ser utilizado para lavar o rosto, deixando-o naturalmente desinfetado e revitalizado.
  10. Infusão de camomila: da próxima vez que preparar uma chávena de chá de camomila, faça um pouco mais e utilize essa infusão para limpar e relaxar a pele, devolvendo-lhe a sua textura e aspeto natural.
A sua votação: 
Average: 4.4 (55 votos)